As escadas pré-moldadas de concreto podem ser produzidas com degraus de superfície lisa ou antiderrapante. Para as superfícies lisas, ainda existe a opção polida ou semi-polida – essa última proporciona um tom mais rústico para a peça. Estes tipos de acabamentos vêm diretos de fábrica e devem ser escolhidos no momento de definição do projeto da escada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA    84

Em alguns casos a preferência é de colocar algum revestimento na escada e dentre os tipos de materiais disponíveis no mercado, os mais recomendados são as pedras (granito e mármore), por sua aparência e durabilidade do material.

Neste artigo vamos tratar especificamente do granito, que é um material de altíssima resistência e de menor custo em comparação ao mármore. O granito é uma rocha natural ígnea composta por três minerais: mica, feldspato e quartzo. É facilmente encontrado no Brasil, por este motivo o valor dele é mais em conta.

Dentre as vantagens desta pedra, além da elegância e sofisticação que ela proporciona ao ambiente em que se encontra, ela possui alta durabilidade e mesmo para uma escada de alto fluxo, por exemplo, sua aparência de origem se matem praticamente intacta ao longo dos anos.

14      71

A manutenção de um revestimento de granito é muito fácil, já que não necessita mais que um pano úmido com sabão neutro para sua limpeza, mesmo sendo um material praticamente impermeável e resistente a agentes químicos, apenas isso basta para mantê-lo limpo e conservado. Além disso, o granito não mancha é altamente resistentes a riscos e arranhões.

Talvez em comparação a outros tipos de revestimentos, como madeira ou emborrachado, ele acabe se tornando mais caro, entretanto; a qualidade, durabilidade e resistência do material agregaram valor ao produto, tornando compensador por seu custo x benefício.

O revestimento da escada com o granito pode ser colocado somente na superfície (que é o mais utilizado), ou no degrau todo, inclusive no espelho que é bem vantajoso no sentido de evitar manchas futuras no local.

30 40 44

Este tipo de material é encontrado em diversas cores e estilos diferentes, mas é importante que o revestimento da escada acompanhe o restante do projeto, pra garantir a harmonia do ambiente. Também se pode escolher o tipo de acabamento do material (bruto, flameado, apicotado, jateado, levigado e polido) e das bordas (boleado, bisotado, meia esquadria, meia cana e saia).

Queremos saber, você gostou das escadas revestidas com granito? Deixe aqui seu comentário!