Cada vez mais o aço inox tem conquistado espaço na decoração das casas. O material que começou fazendo sucesso nos eletrodomésticos da cozinha, logo avançou para os demais cômodos, proporcionando beleza e requinte e, sobretudo representando o estilo inovador de quem mora lá.

Chamada de tendência High Tech, o toque moderno e futurista trás um cenário tecnológico, onde os materiais metálicos são muito utilizados. Mas em meio a tantas novidades, surge a dúvida cruel: Por qual aço devemos optar, polido ou escovado? Esta escolha é mesmo relevante? Adquirir um ou outro faz muita diferença na decoração da minha casa? Qual material é mais indicado na questão custo-benefício?

150722210612_pagina8_ComDecoração_a  quartoscasaedecorac3a7c3a3ouolmulher81

Pois bem, vamos começar explicando o que mais diferencia estes dois tipos de materiais: a distinção deles está basicamente na última etapa de fabricação, ou seja, no acabamento. O polimento ou o escovamento são realizados nas fábricas pelo mesmo equipamento, sendo diferenciado pela rugosidade de cada um. No aço escovado, as linhas são relativamente grandes, sendo possível serem enxergadas a olho nu; já no caso do aço polido, as linhas são microscópicas dando a impressão de ser uma superfície lisa e brilhante.

A fabricação do aço polido é mais demorada, pois é necessário repetir o processo diversas vezes até que desapareçam todas as imperfeições do metal. Por este motivo, seu valor de mercado pode ser um pouco mais elevado. Ambos os materiais são bastante duráveis, podendo inclusive ser utilizado no banheiro, já que é bastante resistente a umidade. Porém, com o tempo o material pode adquirir ranhuras devido ao seu manuseio, isso faz com que o aço polido demonstre aparência desgastada mais rapidamente que o escovado, já que as linhas existentes no escovado ajudam a acobertar estes sinais de uso.

f_acoinox11 (1)  68

A higienização dos materiais é muito parecida e prática. Basta utilizar um pano, água morna e detergente neutro. Você encontra maiores detalhes sobre a limpeza do aço inox na matéria anterior a esta no site da Munarim, ou utilizando o link http://escadasmunarim.com.br/dicas-de-conservacao-dos-acabamentos-em-inox/.

E como saber qual se encaixa mais na sua decoração? O aço escovado é mais escuro e opaco, ideal para uma decoração mais discreta e rústica. O aço polido é brilhante e reflete ao receber luz solar, ideal para ambientes mais contemporâneos e descolados.

AÇO POLIDO

AÇO ESCOVADO

Escolha este tipo de material somente se ele combinar os demais itens da sua casa. Escolha este tipo de material se você preferir um acabamento mais discreto e sofisticado.
É preciso gostar do efeito do aço polido, ou seja, do efeito brilhante. Produto neutro, portanto pode combinar mais facilmente com os demais itens da casa.
Costuma ser adquirido quando não há a opção de aço inox escovado, pois é muito mais fácil encontrar este tipo de material no mercado, do que o escovado. Sustentabilidade: o processo de fabricação requer menos energia, tornando-o mais sustentável que o polido.
  Fator custo-benefício superior, devido ao seu valor no mercado e durabilidade do produto.

postada_10.03_2_large   apa1

Indiferentemente de qual tipo de aço inox escolher, saiba que ambos representam bom gosto e sofisticação e darão um toque especial para sua casa. Crie projetos de decoração e brinque com os móveis. Misture o aço inox com a madeira, por exemplo, fazendo com que frieza de um material seja amenizada pelo aconchego do outro. Faça com que haja diálogo entre os objetos, mas o mais importante de tudo: desenvolva um espaço que faça toda família sentir-se bem, nosso lar precisa ser acolhedor, tranquilo, alegre e feliz. Boa sorte!