Quem nunca sonhou em construir uma casinha, colocando em prática tudo o que imaginou, peça por peça? Pois bem, este processo é muito prazeroso, mas requer uma série de cuidados especiais. Estude bem sobre assunto, procure a ajuda de profissionais, estabeleça custos e realize vários orçamentos, procure informações sobre as empresas que trabalharão neste projeto, conte com mão de obra de confiança, mas principalmente, não se afobe! Execute cada processo com calma e tranquilidade.

Para dar-lhes “um norte”, vamos desmembrar as etapas iniciais do processo de construção, assim fica mais claro ter uma ideia do que vem pela frente, sem atropelamentos ou prejuízos.

– Terreno:

O terreno é o centro da obra e ele irá determinar os pontos fortes e fracos de sua construção:

– Observe o desnível

–  Verifique o tipo de  solo

–  Confira a posição em relação ao sol

– Leve em conta localização e vizinhos

–  Além do tamanho, veja os recuos obrigatórios

–  Cheque o zoneamento e as limitações que ele impõe

–  Veja o que pode ser feito se houver mata nativa

–  Pense sobre a infra estrutura da região

–  Cheque a documentação com muito cuidado

– Projeto e documentação:

O projeto é o planejamento que determina o tamanho a obra, quantidade de dependências, pavimentos, entre outros. Recomenda-se a contratação de um arquiteto para a realização do projeto arquitetônico e definições importantes (parte elétrica, hidráulica entre outras). Ainda assim você precisará também de um engenheiro para fazer o cálculo estrutural da obra. Depois de tudo finalizado o profissional que você contratou deverá submeter o projeto à aprovação na prefeitura da sua cidade.

– Terraplenagem, água e energia elétrica:

Esta etapa é a preparação do terreno para a construção, ela envolve basicamente três coisas. A terraplenagem (que é o nivelamento do terreno, que pode ser um processo de tirar terra ou de aterrar, dependendo do desnível), a ligação da água e a ligação energia elétrica.

– Muro:

Antes de tudo é importante observar regras do condomínio quando for construir o muro. Estude sobre o alicerce dele e acompanhe atentamente o serviço que está sendo realizado.

– Fundação ou alicerce da casa: 

A fundação ou alicerce serve para apoiar a casa no terreno, por isso é importante saber o tipo de solo do mesmo. A primeira coisa é tentar conhecer o tipo e a capacidade de suporte do solo, após o qual é definido o tipo de fundação a ser executada. Uma boa dica é consultar os vizinhos para saber como foram feitas as fundações das casas próximas.