Um dos processos mais importantes na decoração de um ambiente é o planejamento da iluminação. É preciso estar atento (a) à finalidade do cômodo, para dar a ele a luminosidade correta e com a escolha das cores ideais.

Hoje em dia o processo de automação residencial traz algumas opções excelentes para o uso da iluminação, apresentando uma infinidade de possibilidades, além de proporcionar sustentabilidade e dinamismo aos mais variados projetos. Salas, quartos, bares, lojas, restaurantes; todos são exemplos de locais onde o planejamento da a iluminação é fundamental.

Conheça algumas cores utilizadas e o que cada uma transmite ao ambiente:

Branco (ou luz fria)

Bastante utilizado para dar a sensação de amplitude, atenção e limpeza aos ambientes. Bastante usado em escritórios e áreas de trabalho, cozinhas e lavanderias, por exemplo. É uma temperatura de cor que desperta e nos ajuda a manter o foco nas atividades.

Amarelo (ou luz quente)

A luz na temperatura de cor quente, aquela amarelinha, é uma luz que acolhe e relaxa. Muito utilizada para iluminar áreas de descanso como o quarto ou de convívio social, como a sala de estar. Traz um ar aconchegante ao espaço, tendo efeito contrário a luz branca, que desperta e anima.

Laranja

Cor dinâmica e viva! Segundo psicólogos, tons alaranjados produzem um efeito cromático que estimula a área do cérebro responsável pela comunicação. Logo, é indicada para espaços de convivência, como sala de jantar e visitas.

Vermelho

Estimula as áreas de relacionamento afetivo e sucesso, mas deve ser usada com precaução, já que em excesso pode incitar a irritabilidade e nervosismo. Em domicílios, recomenda-se o uso em ambientes mais íntimos ou direcionado a itens de destaque.

Violeta

Essa é uma das cores com aplicações mais curiosas. Apesar de ser muito utilizada em dormitórios e projetos direcionados ao público feminino, a iluminação em tons de púrpura está presente na ambientação de aeronaves, devido as suas propriedades relaxantes.

O sossego e a calma também são associados a essa cor.

Azul

O azul tem sido ligado a emoções de plenitude e liberdade há muito tempo. Os usos podem variar muito de acordo com as tonalidades. Azul claro, por exemplo, é recomendado para ambientes calmos.

Alguns decoradores chegam a afirmar que a pintura ou aplicação de iluminação indireta em tons suaves pode tranquilizar crianças agitadas. Tons mais escuros sugerem produtividade e poder.

Verde

Cor que remete automaticamente à natureza. Representa cura e esperança. Muito utilizada na iluminação de jardins e piscinas, por realçar os tons naturais.

Dicas:

Lembre-se de adequar as condições de iluminação às sensações que deseja transparecer em cada ambiente, e confira se a luz aplicada combina com seus itens de decoração. Outra dica é evitar grandes contrastes e a monocromia total.