Na hora de construir, é importante conhecer quais são as etapas sequenciais de uma obra, o que compõe cada uma delas e os profissionais competentes para desempenhá-las.

Preparamos um texto com as sete etapas principais de uma construção, como forma de ajudá-los com uma orientação inicial. Lembrando que as etapas podem variar de uma obra para outra, dependendo principalmente da técnica construtiva.

  1. PLANEJAMENTO:
    O primeiro passo – e o mais importante – ao optar por construir é o planejamento. Nessa etapa é preciso levantar os custos da obra, desenvolver criteriosamente o projeto técnico, contratar os profissionais específicos, captar os recursos financeiros necessários, bem como solicitar a aprovação da construção nos órgãos competentes. Nessa etapa você irá tratar com profissionais tais como: Arquitetos, Engenheiros Civis, Eletricistas, Topógrafos, Técnicos em Hidráulica, Design de Interiores, etc.
  1. INÍCIO DA OBRA:
    Essa fase se inicia pela limpeza e terraplanagem do terreno, marcação com gabarito, e execução da fundação. No início da obra é importante considerar a impermeabilização de acordo com as especificações do projeto. Nessa etapa você irá tratar com profissionais tais como: Arquiteto, Engenheiro Civil, Topografo, Pedreiro, Empreiteiro, Mestre de Obras etc.
  1. LEVANTANDO A CONSTRUÇÃO:
    Aqui damos início na execução da estrutura da obra, seja com pilares e vigas, ou com alvenaria estrutural, incluímos também nessa fase a construção da laje, sendo uma etapa de serviços mais brutos, a maioria dos materiais utilizados são considerados de necessidade básica. Nessa etapa você irá tratar com profissionais tais como: Arquiteto, Engenheiro Civil, Topografo, Pedreiro, Empreiteiro, Mestre de Obras, Carpinteiro etc.
  1. INSTALAÇÕES:
     São três tipos de instalações necessárias nesta etapa:

         – Hidráulica: que inclui água quente, água fria e esgoto.
         – Elétrica: que inclui toda rede desde entrada de energia ate sua distribuição e utilização.
         – Instalações de gás e acessórios: que estão em constante desenvolvimento, automação, segurança, dentre outros.

          Todas essas instalações devem ser previstas em projeto desde o inicio da obra para evitar eventuais contratempos desnecessários. Nessa etapa você irá tratar com profissionais tais como: Arquiteto, Eletricista, Engenheiro Hidráulico, Encanador, etc.

  1. ACABAMENTO:
    Aqui é realizada a aplicação dos pisos e revestimentos, instalação de pedras de mármore e granito, colocação do forro, pintura e instalação de esquadrias (alumínio e PVC) e também dos vidros, uma das etapas mais demoradas e caras da obra por incluir muitos itens e detalhes. Nessa etapa você irá tratar com profissionais tais como: Arquiteto, Design de Interiores, Pedreiro de Acabamento, Gesseiro, Vidraceiro, Marmorista, Pintor, etc.
  1. DECORAÇÃO:
    Esta é a etapa final da obra, inclui desde a instalação de lustres e montagem de móveis, até a limpeza final da obra. Costuma-se deixar o paisagismo para essa etapa para não danificar as plantas durante a obra. Nessa etapa você irá tratar com profissionais tais como: Arquiteto, Design de Interiores, Decorador, Eletricista, Encanador, Paisagista, etc.
  1. CONCLUÍDA:
    Parabéns!!! Obra finalizada e pronta para ser desfrutada, com a certeza de que todo o esforço empenhado neste processo valeu muito a pena!

 

Fonte: http://www.suaobra.com.br