A história dessa escada é muito interessante. Há uma lenda que conta o caso de uma freira que precisava muito de uma escada, então ela e as demais freirinhas rezaram fervorosamente para o santo padroeiro dos carpinteiros, São José (pai de Jesus Cristo), e eis que surgiu um homem oferecendo seus serviços. Ele trabalhou sozinho, em silêncio por 60 dias e construiu esta bela e forte escada caracol. Quando o trabalho estava terminado, o homem simplesmente desapareceu, sem receber qualquer pagamento ou agradecimento. Todas as tentativas para encontrá-lo foram em vão. O curioso é que a escada foi feita sem adereços, e sem um único prego. Ela gira em exatos 360 graus. A escada, chamada “escada maravilhosa” fica em Santa Fé, uma cidade no sul dos Estados Unidos, o centro administrativo do Estado do Novo México. Ela está na capela original Loretto, que hoje é usada como um museu e como uma sala para cerimônias de casamento. A escada é a parte mais famosa do lugar e tem até um filme em sua homenagem, The Stairgate ou O Milagre da Fé (título em português), de 1998. A capela foi projetada pelo arquiteto francês Antoine Mouly que morreu subitamente e a capela só foi finalizada alguns anos depois.
Ela sobe a uma altura exata de 6 metros, e para isso faz duas rotações completas, sem apoio central e sem um único prego. Em vez de pregos de metal, foram usadas cravilhas de madeira. Outro aspecto curioso dessa escada, é que a madeira que foi usada na construção dela simplesmente não pode ser encontrada nas proximidades. Além disso, a escada tem 33 degraus, a idade de Jesus quando foi crucificado.

1                         2

 

Durante décadas o mistério da escada milagrosa foi insondável, mas em 1990 a descoberta do verdadeiro autor dessa incrível peça de carpintaria veio à tona. Seu nome era François-Jean “Frenchy” Roche, um carpinteiro que emigrou da França e chegou em Santa Fé mais ou menos na época em que a escadaria foi construída. Além disso, também foi provado que a sustentação real da escada se dá através de apoios existentes nas suas laterias e que são fixadas a parede.